terça-feira, 29 de março de 2011

Erradicação de qual miséria?

A erradicação da pobreza é vista como uma necessidade antiga. A presidente Dilma Rousseff utilizou desta fala para valorizar seu discurso de candidata à presidência - não apenas ela usou como todos os demais político tem utilizado.

O discurso funciona, mesmo em pleno século XXI onde a facilidade de informação nós mostra ser este um discurso falso. Isto porque a miséria não pode ser de toda erradicada e porque observamos, mais profundamente, uma ausência de desejo em efetuar esse trabalho. Simples, como erradicar a miséria sem oferecer o básico?! Não basta apenas Bolsa Família, é preciso água para beber, esgoto tratado, energia, educação, infraestruturas básicas para uma vida digna. Condições para a conquista individual do pão de cada dia.

Não são promessas políticas, mas direitos de um ser humano, basta ler a cartilha dos direitos humanos para sabermos que algo de errado existe neste raciocínio de erradicação da miséria. O que era para ser, naturalmente, direito do cidadão virou promessa política para mostrar quem é mais amigo da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário