quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Ponto a ponto até a última rodada!

Terminou, no último dia 06/DEZ/2009, o Campeonato Brasileiro de Futebol mais disputado de todos os tempos. Desde a sua criação, em 1971, pela extinta Confederação Brasileira de Desporto(CBD), atual Confederação Brasileira de Futebol (CBF), não tínhamos uma disputa tão acirrada pelo mais cobiçado troféu do país. Nada mais, nada menos, que quatro times chegaram à última rodada disputando o título. E por que a competição de 2009 foi a mais concorrida, fazendo com que quatro torcidas ficassem apreensivas pela conquista? Graças à fórmula de pontos corridos!

A história do torneio mais importante do país começou em 1920, com a realização do Torneio Interestadual de Clubes, reunindo os campeões do ano de 1919 dos estados de São Paulo (Club Athletico Paulistano), do Rio Grande do Sul (Brasil de Pelotas), e do Rio de Janeiro (Fluminense). O título ficou com o clube paulista. Passaram-se 16 anos até ser realizado o II Torneio Interestadual de Clubes, vencido pelo Clube Atlético Mineiro. Mas, nessa época, a competição mais importante era o Torneio Rio-São Paulo, que envolvia os quatro principais clubes dessas cidades: Flamengo, Vasco da Gama, Botafogo, Fluminense, São Paulo, Palmeiras, Santos e Corinthians. A partir da década de 1950, começaram a surgir competições de âmbito continental, como a Copa dos Campeões da Europa e a Taça Libertadores da América, forçando a CBD a criar uma competição nacional oficial, a fim de indicar um representante brasileiro para a disputa do torneio sul-americano.

Surgiu então a Taça Brasil, no ano de 1959, envolvendo os principais clubes de norte a sul do país. Esse formato de competição, que era eliminatório, durou até 1968, sendo substituído pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Mas foi em 1971 o ano de início do Campeonato Brasileiro de Futebol como conhecemos hoje. Seu primeiro vencedor foi o Clube Atlético Mineiro. O que chama a atenção é o fato de, entre 1971 até 2002, a competição ser disputada em sistemas eliminatórios(em uma época, a classificação de um time era feita através da renda de público do mesmo!?!?), no qual privilegiava-se mais a emoção do que a competência. Mas em 2003 o sistema mata-mata foi substituído pela fórmula dos pontos corridos, onde todos jogam entre si, em turno e returno, consagrando aqueles que mais pontos somar. O sistema de pontos corridos é utilizado em campeonatos europeus há décadas, sempre obtendo resultados significativos.

Com a introdução dessa fórmula no Campeonato Brasileiro , o que se viu foi a premiação do time mais bem estruturado naquele ano, mais nem planejado, beneficiando a competência, e não somente a sorte (ou a falta dela). E o torneio disputado em 2009 provou que é possível ter fortes emoções para os torcedores envolvidos sem deixar de privilegiar a competência e a organização, fazendo justiça aos vencedores (e aos perdedores também). Ainda é preciso que a CBF adeque o calendário brasileiro de competições futebolísticas ao calendário da FIFA, para que não aconteça reformulações de elencos com o campeonato em andamento, através do assédio de clubes europeus e o seu dinheiro mais que valorizado. Mas essa iniciativa de moralizar a competição, alterando a fórmula de disputa, foi uma jogada necessária e agradou ao torcedor brasileiro em sua maioria.

Parabéns ao Flamengo, campeão brasileiro de 2009. Parabéns aos classificados para a Copa Libertadores da América e para a Copa Sul-Americana de 2010. Parabéns aos clubes que escaparam do rebaixamento. E boa sorte àqueles que, no ano que vem, disputarão a série B, na tentativa de retornar à elite do futebol nacional em 2011. E vida eterna aos pontos corridos porque, em um país que vai sediar a Copa do Mundo de Futebol, em 2014, a moralidade e a organização são fundamentais para se obter o sucesso desejado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário